Como manter a identidade da marca para uma franquia rentável

ago 5, 2024 | Para sua Marca

O setor de franquias não para de crescer e em 2024 não foi diferente, ele manteve seu ritmo e continua sendo um setor muito importante na economia brasileira, mas para que a franquia alcance o sucesso é preciso ficar atento a alguns pontos que são essenciais para manter a identidade da marca e a qualidade em todas as lojas.

Confira a seguir como a identidade musical pode ser uma grande aliada na sua estratégia para tornar sua franquia rentável!

O que você precisa saber sobre franquias

O sistema de franquia divide as decisões, mas normalmente o franqueado toma decisões sobre operações locais como localização, preço, horas de serviço e contratação.

O franqueador toma decisões para desenvolver a marca do sistema e desenvolve procedimentos operacionais para produzir um produto e serviço padronizado e registra os procedimentos em um manual de operações. O cumprimento dos procedimentos é garantido por inspeção periódica ou monitoramento por parte do franqueador, com pena de extinção do direito de usar a marca registrada.

O franqueador também produz informações necessárias para vender o produto por meio de publicidade e material promocional. O valor da marca para os clientes como sinal de padronização é gerado através de procedimentos, monitoramento e publicidade. É nesse momento que a identidade musical ganha espaço como parte importante da identidade de marca da franquia.

O que uma franquia rentável precisa ter

Não basta ter diversas lojas espalhadas pelo Brasil e no exterior, é preciso adotar estratégias inteligentes que garantem que a unidade seja rentável. Confira a seguir algumas ações indispensáveis segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF) para que uma franquia alcance o sucesso.

Transparência

A transparência é um dos pilares para que o franqueado queira participar ativamente do crescimento da rede, é importante compartilhar informações relevantes sempre, além disso é essencial comunicar claramente o padrão físico e cultural que a empresa segue, só assim os franqueados vão entender o valor da padronização na identidade da marca.

Treinamentos e workshops

Para que a padronização seja bem-sucedida é necessário que o franqueador ofereça treinamentos regulares sobre tudo que envolve produtos, serviços, procedimentos e identidade da marca. Os workshops podem ser ótimos para ouvir a opinião dos franqueados e assim trazer insights para melhorias. 

Reuniões periódicas e feedback

Reuniões periódicas com o objetivo de discutir metas, estratégias e desafios promovem o alinhamento e abrem espaço para tirar dúvidas do franqueado. O feedback também é importante para entender se o franqueador e o franqueado estão atuando de forma correta ou é necessário mudanças.

Plataformas unificadas

As plataformas unificadas são importantes para manter a identidade da marca, entre outros pontos que envolvem todas as unidades. É possível unificar a plataforma de comunicação, por exemplo, o que agiliza a troca de informações importantes. A seguir você vai conhecer o papel do music branding nas franquias e qual player pode ser usado para unificar e ajudar o franqueador a manter a identidade musical nos pontos de venda.

Franquias e publicidade

Uma das vantagens das franquias é a economia nos custos com mensagens publicitárias, isso porque independentemente do número de unidades que se beneficiam das campanhas publicitárias, o sistema de franquia permite aos franqueados acesso coletivo a recursos que seriam inacessíveis individualmente. Dessa forma o franqueado poderá utilizar as peças e campanhas publicitárias desenvolvidas pela marca para alavancar suas vendas.

Music branding para franquias

Como manter a identidade da marca para uma franquia rentável_gomus

Crédito: master1305

O music branding é uma estratégia usada para transformar a identidade da marca em sons e música, essa é uma das abordagens do marketing sensorial, que utiliza os cinco sentidos do consumidor para que ele memorize a marca e assim seja um cliente fiel. A música é capaz de despertar emoções na mente dos consumidores e induzir ações, por isso escolher de forma estratégica as músicas do seu ponto de venda é tão importante. Padronizando a experiência, as expectativas do seu clientes são satisfeitas independente de qual unidade ele visite. 

Loja de rua X loja de shopping

Uma dúvida recorrente de quem pensa em abrir uma unidade da franquia é a localização. A loja de rua tem um custo menor, o que também diminui o número de funcionários, pois permanece menos tempo aberta, já a loja de shopping possui um fluxo maior de clientes, segurança, fácil acesso e garante uma comodidade para o consumidor, apesar de ter um custo elevado. Ao escolher por uma unidade no shopping a marca concorre com uma variedade de opções, nesse momento é que o music branding se torna uma ferramenta de diferenciação, com essa estratégia o franqueado pode utilizar a identidade musical para se diferenciar dos concorrentes e obter resultados melhores ao longo do tempo. Confira a seguir como você pode aplicar o music branding em todas as unidades da franquia para manter a padronização e a identidade da marca.

Conheça o Gomus Play

gomus play - música para lojas

O Gomus Play funciona de forma semelhante a um streaming de música, mas ele é voltado para estabelecimentos comerciais. Na plataforma é possível ter acesso a uma variedade de playlists criadas pensando no ambiente do varejo, além disso é possível personalizar conteúdos como avisos e promoções que serão ouvidos por quem está frequentando o ponto de venda. Para as franquias, o Gomus Play é um importante aliado, pois por meio dele é possível gerenciar o que está tocando em todas as unidades da franquia, assim o franqueador terá certeza de que sua identidade musical está alinhada à identidade da marca, sem a necessidade de fazer inspeção periódica.

Se você se interessou e deseja conhecer um pouco mais sobre o Gomus Play, é possível fazer um teste grátis para entender como a ferramenta funciona. A contratação do serviço é feita de forma totalmente online, se ficar com alguma dúvida ou quiser mais informações, fique a vontade para entrar em contato com nossa equipe pelo link.

 

Crédito foto de capa: Mercado e Consumo

 

Fontes:

MICHAEL, Steven C. To franchise or not to franchise: An analysis of decision rights and organizational form shares. Journal of Business Venturing. v.11, Issue 1, p. 57-71. 1996.

https://www.portaldofranchising.com.br/artigos-sobre-franchising/estrategias-para-comunicacao-nas-franquias/

https://www.portaldofranchising.com.br/artigos-sobre-franchising/loja-de-rua-x-loja-de-shopping-center-quais-as-diferencas/

https://mercadoeconsumo.com.br/26/09/2017/noticias/grupo-afeet-mantem-plano-de-expansao-e-abre-5-lojas-ainda-em-2017/?cn-reloaded=1 

veja também